FCDU - Federação Catarinense do Desporto Universitário

Federação Catarinense do Desporto Universitário

HISTÓRIA

O começo do desporto universitário no Brasil

Numa época de Glenn Miller, II guerra mundial e cultura da borracha, o Brasil ainda possuía muito do período dos barões do café, seus latifúndios e suas políticas intervencionistas na realidade nacional. O esporte era algo deixado para poucos que ousavam se lançar em sonhos amadores, pelo simples prazer de tornar real do desejo de ver o Brasil ganhar alguma medalha olímpica, ou até mesmo (quem sabe?) uma copa do mundo de futebol. Tempos difíceis, doces tempos...

Em agosto de 1938, ocorreu a I Olimpíada Universitária Brasileira, na cidade de São Paulo. O evento contou com a participação de estudantes universitários cariocas, mineiros e paulistas, representando uma região de grande industrialização e forte poder político, onde se concentrava, também, a maior parte da população brasileira da época. Esse é primeiro informe sobre a prática oficial de esportes no espaço universitário brasileiro, noticiado pela imprensa.

Considerando-se a evolução do esporte no meio universitário neste período, os representantes de diversos estados da federação interessados no assunto apresentaram, no Congresso Nacional de Estudantes ocorrido na cidade do Rio de Janeiro, uma moção que teve aprovação unânime e que pode ser lida na sua íntegra, no box ao lado. Corria, neste momento, o mês de agosto de 1939 e muito se trabalhou pelo esporte universitário nos elegantes salões do Hotel Suisso, localizado no mais carioca dos bairros, o da Glória.

Um pouco depois, precisamente a 28 de setembro de 1939, no Palácio dos Campos Elísios, em São Paulo, acontece o I Congresso Brasileiro de Desporto Universitário, patrocinado pelo Presidente da República e presidido pelo Interventor Federal do Estado. O Congresso ficou reunido até o dia 04 de outubro do mesmo ano e efetivou, entre outras providências, a aprovação dos estatutos da entidade, o pedido de reconhecimento da entidade pelo governo federal, realizando ainda a eleição da diretoria para o biênio1940/42. Estiveram presentes a este congresso representações do Distrito Federal (Cidade do Rio de Janeiro), São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Estado do Rio e Bahia.

 

HISTÓRIA DIRETORIA EX-PRESIDENTES ESTATUTO LIVRO NOTÍCIAS JUBS JUCS LDU UNIVERSÍADE OUTROS FOTOS VÍDEOS CALENDÁRIO CONTATO HOME